Baterias LiPo

/
/
/
137 Views

Baterias LiPo

Desde a chegada das baterias de polímero de lítio (LiPo) no universo Rádio Controlado (RC), a tecnologia das baterias de níquel-hidreto metálico (NiMh) tornou-se praticamente obsoleta. As células LiPo ou baterias têm uma densidade de energia muito maior do que as células NiMh, tornando-as uma escolha melhor em praticamente todas as aplicações. A maior densidade de energia de uma Bateria de LiPo, resulta em células de maior voltagem, capacidade e com menos peso. Isso é fantástico para nossos RCs!

Siglas encontradas nas etiquetas de um LiPo

V(Tensão/Volt). Cada célula de polímero de lítio tem uma tensão nominal de 3,7v.

mAh – mAh significa mili-ampère-hora. Em termos mais simples, está relacionado à Capacidade nominal da bateria. Por exemplo, uma bateria de 1000mA, em teoria, fornece 1 ampere durante 1 hora.

C – Geralmente encontramos 2 valores diferentes nas etiquetas das baterias. Um referente a taxa de descarga e outro referente a taxa de carga. O C pode ser considerado a “capacidade da bateria” e o número anterior é o multiplicador. Por exemplo, baterias com taxa de carga de 2C, podem ser carregadas seguramente a 2x o valor capacidade nominal, ou seja, uma bateria com capacidade nominal de 2200mah pode ser carregada a 4,4A (2C). Na descarga, uma bateria de 25C 2200mAh tem uma descarga máxima de 2,2Ah x 25C = 55A.

S(série) essa letra aparece pra informar quando há mais de uma célula ligada em “série”. Em uma ligação em série, as tensões nominais das células são somadas. Uma bateria 4s possui tensão nominal de 14,8v.

Em algumas baterias podem ser encontradas as anotações com S e P juntos (Ex. 2s2p). Isso acontece quando o Pack possui células ligadas em série e em paralelo. No caso de uma bateria 2s2p existe uma ligação de duas células em paralelo (capacidades somadas) em série com outras 2 células em paralelo.

A bateria LiPo 4s2p – 4 células em série e 2 em paralelo. Uma bateria 4s2p a tensão permaneceria a mesma, mas as capacidades de descarga e nominal dobrariam.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar